Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1 - Prazo para oposição dos Embargos à Arrematação inicia-se com a lavratura do auto de arrematação

    Publicado por Sintese
    há 6 anos

    Por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação do autor contra sentença que julgou extintos os embargos à arrematação, opostos em sede de execução fiscal, ao fundamento de que o ato processual foi apresentado fora do tempo previsto.

    Em seu recurso ao Tribunal, o executado sustentou a nulidade da arrematação, uma vez que não foi intimado da decisão interlocutória que manteve a realização do leilão, em suposta violação ao direito de defesa.

    Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, destacou que quando da oposição dos presentes embargos, a norma de regência da matéria (art. 746 do CPC/73) estabelecia que o executado dispunha do prazo de cinco dias, contado da adjudicação, alienação ou arrematação, para oposição de embargos fundados em nulidade da execução ou em causa extintiva da obrigação.

    Quanto à arrematação, o magistrado explicou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) possui posição consolidada no sentido de que o prazo para oposição dos Embargos à Arrematação inicia-se com a lavratura do auto de arrematação, independentemente de intimação do executado.

    Ao concluir seu voto, o relator ressaltou que na espécie dos autos, restou comprovado que o auto de arrematação foi lavrado em 04/03/2009, conforme termo acostado ao processo. Sendo assim, poderia o embargante opor embargos à execução fiscal até 09/03/2009. Considerando que foram opostos em 16/03/2009, não há dúvidas acerca de sua intempestividade.

    Diante do exposto, a Turma negou provimento ao recurso de apelação, nos termos do voto do relator.

    Processo nº: 2009.39.00.002461-7

    Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações2458
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações395
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-prazo-para-oposicao-dos-embargos-a-arrematacao-inicia-se-com-a-lavratura-do-auto-de-arrematacao/612994048

    Informações relacionadas

    Cristiane de Assis Brandi Torres, Advogado
    Modelosano passado

    Impugnação ao ED em 3ª Instância

    Tribunal reafirma a impenhorabilidade do bem de família

    Tatiane Franzzini De Góes , Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Justiça do Trabalho reconhece que impenhorabilidade do bem de família é matéria de ordem pública e não sofre efeitos da preclusão

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciasano passado

    STJ 2022 - Protocolo de Recurso antes de Publicação de Decisão não é Intempestivo.

    Davi D'lírio, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    CPC/15: Regra especial de prazo para embargos de terceiro prevalece sobre norma genérica

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Muito esclarecedor os artigos, costumo sanar minhas dúvidas lendo tais matérias. continuar lendo