Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    C.FED - Comissão aprova prorrogação de isenção do adicional de frete portuário

    Publicado por Sintese
    há 7 anos

    A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado Walter Alves (PMDB-RN) que prorroga até 8 de janeiro de 2022 a isenção do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para as mercadorias com origem ou destino final em portos das regiões Norte e Nordeste.

    A proposta (PL 5758/16) recebeu parecer favorável do relator no colegiado, deputado Edinho Bez (PMDB-SC). O texto altera a Lei 11.482/07.

    A isenção do AFRMM para as duas regiões brasileiras surgiu em 1997, cin a previsão inicial de durar dez anos. De lá para cá, foi prorrogada duas vezes, em 2007 e 2011. O projeto aprovado promove um terceiro adiamento.

    Edinho Bez explicou que a isenção atinge a totalidade da carga transportada na navegação interior fluvial e lacustre e mais de 90% das cargas movimentadas na navegação de cabotagem, que inclui portos marítimos.

    Incidência

    Previsto na Lei 10.893/04, o AFRMM incide sobre os fretes cobrados pelas empresas brasileiras e estrangeiras de navegação que operam em portos brasileiros. A alíquota varia de 10%, 25% e 40% do valor do frete, dependendo do tipo de navegação (cabotagem, longo curso e fluvial).

    O tributo é classificado como uma contribuição de intervenção no domínio econômico (Cide) e serve como fonte de recursos para o Fundo de Marinha Mercante (FMM), que apoia o desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Fonte: Câmara dos Deputados Federais

















    • Publicações2458
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/c-fed-comissao-aprova-prorrogacao-de-isencao-do-adicional-de-frete-portuario/412534118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)